Aos 95 anos de idade, o bispo emérito Don Giovanni Zerbini, da Diocese de Guarapuava, guarda boas lembranças do encontro que teve com o Papa Bento XVI, em uma das viagens que fez ao Vaticano.
Bento XVI morreu neste sábado (31) aos 95 anos após complicações em seu estado de saúde, já bastante debilitado.

O encontro com o pontífice aconteceu em 2010 quando bispos do Paraná junto com integrantes da comunidade católica fizeram uma visita ao Vaticano. Don Giovanni lembra que a discussão naquela ocasião foi a importância do envolvimento com os fiéis.
Uma pessoa cheia de amor, simples, cumprimentava a todos. Era a simplicidade dele”
Don Giovanni em entrevista à RPC TV
O sacerdote também recorda o carisma de Bento XVI e a cordialidade dele com quem o visitava na Santa Sé.

“Diziam que ele era muito sério. Mas era uma pessoa de muita fraternidade e tranquilidade”, relembra o bispo, que defende o lago deixado pelo pontífice para a igreja.
Não foi o primeiro encontro de Don Giovanni com um Papa. Em 1995 ele teve a oportunidade de se encontrar com o Papa João Paulo II, também no Vaticano, ocasião em que algumas vezes, o bispo de Guarapuava jantou com o Papa.

História
Don Giovanni, nascido em 1927 na cidade Chiari, na província italiana de Bréscia, foi ordenado padre em junho de 1956. No mesmo ano ele embarcou para o Brasil, onde fora designado a trabalhar na época. A viagem foi de navio até o porto de Santos (SP).
O bispo mora atualmente no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, mas também já morou em Mato Grosso e em São Paulo.
Apesar disso Don Giovanni tem Guarapuava como sua cidade do coração. “Essa é minha família, toda a diocese de Guarapuava. A igreja é minha família”.
Receba notícias do Guarapuava Post no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: https://t.me/guarapuavapost