A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) de Guarapuava, está atualizando seu sistema de monitoramento de estacionamento regulamentado (Estar) da cidade.
Nesta segunda-feira (23). um veículo de teste equipado com câmeras começou a circular nas ruas da área central para fazer uma leitra automática de placas.
A nova tecnologia adquirida pela AMTT, verifica a situação de carros irregulares estacionados, ativando um tempo de permânencia na vaga ou até mesmo notificiando em possível irregularidade.
A medida irá alterar o uso do cartão físico do Estar pelo aplicativo.
De acordo com a prefeitura, o sistema ainda está em período de testes, mas com possibilidade de ativação para os próximos meses.
Em Guarapuava, há 1,7 mil vagas de Estar, mas somente 12 agentes para fazer a fiscalização, distribuídos em dois turnos de trabalho.
Conforme o secretário de trânsito da cidade Adalberto Campos, uma empresa está apresentando o funcionamento junto aos agentes de Estar, para conhecerem a ferramenta. Porém, a contratação ainda depende de licitação.
“Muitas empresas estão solicitando a nossa expansão da área de fiscalização e, com o número de funcionários que a gente tem hoje, fica difícil aumentar essa área de fiscalização sem ter auxílio dessas ferramentas. (…) A gente vai licitar esse tipo de trabalho para que depois a empresa que ganhar o certame, ela que vai prestar esse serviço para nós de Guarapuava”, explicou.