Após o falecimento do cabo Ricieri Chagas, no sábado, a captação de seus órgãos foi um sucesso. De acordo com o hospital São Vicente, pelo menos oito pessoas serão beneficiadas depois que a família autorizou a doação.
Foram captadas, córneas, coração, rins, fígado, baço e linfonodos, segundo a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).
O Cabo veio a óbito no dia 23 de abril, após ser atingido com um tiro na cabeça, após a tentativa de um mega assalto que aconteceu no domingo (17).
Confira a quantidade de pessoas beneficiadas por órgãos captados:
Córneas: duas pessoas beneficiadas;
Coração: duas pessoas, contando as válvulas, parte do órgão;
Rins: duas pessoas;
Fígado: uma pessoa;
Baço: uma pessoa;
Linfonodos: ainda sem especificação
Cada órgão captado do corpo de Ricieri Chagas, tem um tempo específico para ser utilizado em transplante, conforme determina uma portaria estadual.
As córneas, por exemplo, podem ser transplantadas em no máximo 14 dias. Rins, em no máximo 20 horas. Para fígado, o tempo é ainda menor: 12 horas.
Segundo o Governo do Estado, para ser doador, interessados precisam deixar as famílias avisadas, uma vez que, em caso de morte, são eles que precisam autorizar a captação dos órgãos nos hospitais.
Em 2021, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Paraná teve 412 doações efetivas de órgãos, que resultaram em 1.468 transplantes, além de 395 procedimentos de medula óssea.