Após o período de férias e o início das atividades gerais das equipes para a temporada de 2022, os clubes do Paraná seguem se preparando para o Campeonato Paranaense, que após tantas mudanças, enfim têm estreia programada para o próximo Sábado (22). Em suma, a competição conta com 12 times, tendo como destaques o Athletico Paranaense, Coritiba, Londrina e Operário-PR. Dessa maneira, veja como as equipes estão para o início do estadual.
Athletico Paranaense
Antes de mais nada, o atual campeão Sulamericano, é um dos favoritos para ganhar a competição. Com algumas mudanças em seu elenco e também no setor do futebol, o Furacão segue se preparando para a temporada 2022. Como exemplo disso, a equipe conta com algumas mudanças.
Em exemplo, a saída de um dos jogadores mais importantes do Furacão, o meio campista Nikão para o São Paulo, além de Felipe Aguilar para o Atlético Nacional, o zagueiro Walber para o Novo Horizontino, o lateral esquerdo Nicolas para o Grêmio, o volante Pedro para a Inter de Limeira e o atacante Paulo Victor para o Brasil – RS.
Participe do canal oficial do 24H no Telegram!
Em resumo, ambos atletas saem por empréstimo, em excessão do Nikão que saiu por definitivo. Contudo, não há somente saídas, o Athletico Paranaense também se reforçou e trouxe o zagueiro Matheus Felipe, o jogador foi um dos destaques do CSA na temporada anterior. Além dele, os volantes Pablo Siles (Vitória), Bryan Garcia (Independiente Del Valle) e Hugo Moura (Flamengo), os dois primeiros vieram em definitivo, já Hugo acertou o empréstimo para essa temporada.
Assim também, como o outro meio de campo, Matheus Fernandes (Palmeiras), que chega para também ajudar o Furacão, e ficará por um ano na equipe paranaense. Sobretudo, o Furacão ainda observa o mercado e têm conversas com o atacante Pablo, atualmente no São Paulo, mas não teve uma boa passagem pelo tricolor paulista.
Diante a pressão da torcida e o desempenho ruim, o jogador busca seguir outros rumos. Desse modo, o atleta que teve boa passagem pelo time paranaense pode retornar, mas a negociação segue em andamento. Por fim, quem também retornou ao clube foi o antigo jogador Lucho, mas desta vez retorna para ser o auxiliar do técnico Alberto Valentim.
Todavia, o Furacão têm grandes desafios durante a temporada e para isso o clube segue se preparando, os atletas estão treinando e Valentim segue analisando para encontrar o time ideal. Com as novas peças, o treinador terá bastante opções disponíveis, principalmente para o meio de campo.
A saber, o Furacão já inicia a semana bastante concentrado e com bastante trabalho, tendo em vista que a estreia na competição estadual será no próximo dia 23, diante do Paraná, na Arena da Baixada, às 16h (horário de Brasília).
Coritiba
O Coxa que atualmente subiu para a série A do Brasileirão, segue sua preparação para esta temporada. Pensando no estadual, a equipe fez um jogo treino com o Camboriú-SC e venceu por 3 x 1. Por sua vez, a equipe que está sendo reformulada e montada para o início do campeonato estadual já mostra as novas caras.
A começar por Egídio (Ex-fluminense), que chegou como um dos principais reforços da equipe. Quem também chega para reforçar o time são: o zagueiro Guillermo de Los Santos do Universidad Católica, mas fica somente nesta temporada, os meias Pablo Garcia e Régis e também o atacante Alef Manga.
Com os reforços, no jogo realizado diante do Camboriú-SC o técnico Gustavo Morínigo já deu indícios de como será a base de sua equipe para o início do Campeonato Paranaense. De certo, diante dos reforços o Coxa ainda analisa o mercado, pois o principal rival segue se reforçando, e o Coritiba, apesar de possuir uma situação financeira inferior, busca competir de frente contra o Furacão, ao menos dentro das quatro linhas.
Todavia, a equipe de Gustavo Morínigo estreia no próximo sábado pelo estadual, diante do Cianorte, às 16h (horário de Brasília), no Couto Pereira.
Londrina
Assim como o Furacão e o Coxa, o Londrina também chega para o estadual com reforços. A equipe não pretende ficar atrás e quer fazer um bom campeonato. Por sua vez, o também novo comandante Vinicius Eutrópio, elogiou bastante as contratações feitas pelo clube, e já segue preparando o esquema e o time principal que deve iniciar a temporada.
Sobretudo, o Tubarão se reforçou bastante no setor ofensivo, trouxe os atacantes Douglas Coutinho, Juninho Manella, Léo Artur e Hamed (jogador alemão que possui 22 anos e têm treinado com o time principal nos últimos meses). Além deles, o meia Douglas Lima, o volante Ratinho e os goleiros Matheus Nogueira e Matheus Albino.
Diante disso, o Tubarão segue sua semana trabalhando para poder realizar a estreia no Campeonato Paranaense e o comandante Vinicius tenta encontrar a melhor formação para ir estruturando a equipe durante a temporada. Por sua vez, o Londrina estreia no Domingo às 16h (horário de Brasília), contra o Maringá no Estádio do Café.
Operário
Por último, o Operário também segue se preparando para a estreia do Estadual. Em síntese, a equipe vem recheada de reforços e se reformula em busca de evolução, além de almejar um bom início de temporada. A saber, as novas chegadas são os laterais Arnaldo e Romário, os zagueiros Willian Machado e Thales, o volante André Lima, o meia Rafinha e os atacantes Giovanni Pavani e Javier Reina.
A princípio, o técnico Ricardo Catalá que chegou em Outubro de 2021, busca nessa semana finalizar a preparação e já ter definido a melhor formação da equipe para a disputa dos jogos estaduais. Sobretudo, o time segue trabalhando e assim como os demais terá uma semana cheia para iniciar bem o campeonato. Assim, o Operário faz a estreia no Domingo (23), no Estádio Germano Krüger, contra o União às 19h (horário de Brasília).
Em resumo, os times do Paraná seguem em preparação de acordo com suas convicções para a temporada. Nesse contexto, o Campeonato Paranaense tende a ser bastante disputado já na primeira rodada.