O feriadão emendado com o final de semana para muita gente é sinônimo de descanso, mas também tem aqueles que querem se divertir e torrar as energias aproveitando o máximo cada minuto dos dias de folga.
Pensando nisso, o Guarapuava Post lista dez lugares na cidade com atividades de lazer e espaços abertos para curtir nesse feriadão de Tiradentes.
Vamos lá:
1 – Parque Municipal das Araucárias (todos os dias)
Desde que foi remodelado, o Parque das Araucárias, onde também está a Secretaria de Meio Ambiente, oferece espaços verdes e abertos, além de trilhas e lago para caminhadas, além de claro, muitas araucárias, a árvore nativa do Paraná.
Foto: Divulgação
2 – Jardim Europeu (Parque das Araucárias)
Junto ao Parque das Araucárias, está o Jardim Europeu com seu belo jardim e fontes que lembram os famosos jardins franceses. O local conta com lago e uma estufa de vidro que também remete aos palácios europeus. Vale muito a pena!
3 – Museu Histórico de Entre Rios (Sexta)
Parada obrigatória para quem visita Guarapuava, necessário conhecer para quem mora. o Museu Histórico de Entre Rios, localizado no distrito de mesmo nome, conta a história da origem e imigração de alemães suábios que imigraram para a região depois da 2ª Guerra Mundial. O espaço oferece visitas guiadas gratuitas mediante a agendamento, e exibe peças com explicações ligadas ao tema da guerra e sofrimento dos povos suábios. Além disso, é possível ver utensílios diversos usados pelas pessoas dessa origem europeia.
Na sexta-feira (22) a instituição, mantida pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB) programa uma “noite mexicana” no Museu.
Foto: Divulgação / FCSB
4 – Santuário Mariano de Schoenstatt (todos os dias)
O Santuário fica localizado na PR-170 próximo ao acesso do km 6 em Guarapuava. O local é uma igreja mariana, pertencente ao catolicismo. O Santuário Mariano de Schoenstatt em Guarapuava recebeu como ideal Tabor das Vocações, para que por intercessão da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt possa nascer dali santas vocações para Schoenstatt e para o Reino de Deus.
O local é um bosque com trilhas e áreas abertas, em fácil acesso.
Foto: Divulgação
5 – Museu de Ciências Naturais de Guarapuava (sexta)
O museu fica anexo ao Parque das Araucárias e possui um grande acervo de espécies biológicas presentes na região. Na exposição, é possível ver desde fósseis a insetos coletados nos anos 50, que foram embalsamados e permanecem preservados até hoje.
Foto: Divulgação
6 – Museu Municipal Visconde de Guarapuava (sexta)
O museu preserva traços de um Brasil imperial, foi construído por volta de 1841, por mãos de escravos. Nele viveu Antônio de Sá Camargo, o Visconde de Guarapuava, que comprou o casarão depois de deixar suas terras “Fazenda da Boa Cria” que se localiza no município de Pinhão, região de Guarapuava. O museu abre para visitação na sexta-feira.
Museu Visconde de Guarapuava – Foto: Divulgação
7 – Cachoeira Rio das Pedras (todos os dias)
No caminho entre Guarapuava e Ponta Grossa, pela BR-277 já na altura do distrito de Guará, a cachoeira Rio das Pedras desponta na paisagem e obriga a parada. O local é um belíssimo espaço verde, repleto de natureza, árvores e claro, com uma cachoeira pra lá de chamativa. Fica após a ponte sobre o Rio das Pedras.
Foto: Colaboração
8 – Parque do Lago (todos os dias)
Claro que não podia faltar o nosso Parque do Lago. Principal ponto de encontro em Guarapuava e um cartão postal da cidade, o parque oferece um amplo espaço aberto além de um lago para caminhadas, quiosques e outros equipamentos de lazer. É aberto ao público e fica na região mais central de Guarapuava; Sempre é bom passear lá!
Florada das cerejeiras é uma atração no parque – Foto: Divulgação
9 – Lagoa das Lágrimas (todos os dias)
A lagoa é ponto de encontro dos guarapuavanos com opções de lazer para toda a família e uma linda paisagem. O local conta com pedalinhos, parque infantil, e espaços abertos de lazer. Para quem curte esportes, tem uma pista de caminhada, equipamentos de academia ao ar livre. Além disso oferece acessibilidade a cadeirantes e pessoas com deficiência.
Foto: Divulgação
10 – Catedral Nossa Senhora de Belém
O prédio histórico da Catedral nossa Senhora de Belém, no Centro de Guarapuava, é o mais antigo da cidade. A igreja começou a ser construída na década de 1840. A parte que ainda resiste da construção foi modificada algumas vezes e sofreu abalos que mudaram sua forma nos quase 180 anos em que está em pé. A fachada e a parte da frente do prédio histórico da Catedral (da porta até o arco) são dessa época, década de 1840. O local onde atualmente estão o Altar Mor e o consistório foram erguidos depois, já no século 20.
Foto: Divulgação
11 – PLUS: Encontro de Carros Antigos (Entre Rios)
No domingo (24) o Antigo Clube de Entre Rios promove o 1º Encontro de Carros Antigos no distrito. O evento começa às 08h na Praça Wanderlin Werner, na Rua Tiradentes, Colônia Vitória. Informações pelo WhatsApp (42) 98404-1395.
CONCLUSÃO
E ai você gostou das dicas? Acha que faltou algum lugar? Siga o nosso Instagram e sugira mais lugares que você gosta em Guarapuava! Entre pelo link.