A prefeitura de Curitiba publicou nesta quinta (10), a liberação da capacidade máxima em eventos esportivos, e em ambientes de atividades não essenciais. A princípio a resolução vale até 17 de março.
A decisão foi tomada pela SMS (Secretaria Municipal da Saúde), após verificação dos indicadores da covid, na última semana, depois do Carnaval. Apesar da liberação, a utilização da máscara ainda é obrigatória. Ainda nesta semana, o governo do Paraná encaminhou à Alep, um projeto de lei que revoga o uso obrigatório de máscaras no estado. Sobretudo, a proposta fala em fixar novas regras sobre a obrigatoriedade “em ambientes fechados e eventos específicos”.
Caso o projeto seja aprovado, a queda da exigência do uso de máscaras vai depender do decreto do Governo para a regulamentação. Dessa forma, o controle da epidemia passa a ser da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Até o momento, os estádios estavam com limite de 70% da capacidade, desde 14 de janeiro. A prefeitura decidiu por recuar devido o aumento de 1.204% dos números de casos na capital.
Desde março de 2020, diversos decretos foram proibindo a presença de público nos estádios em Curitiba, ou a permissão, mas com capacidade reduzida. Em dezembro de 2021, a presença de 100% do público havia sido liberada, devido a redução no número de casos da Covid-19.