Na coletiva de imprensa realizada nesta segunda (24), o presidente do Athletico revelou que o Rubro-Negro tinha acerto com Daniel Alves, para que o lateral jogasse no clube em 2022. Segundo Petraglia, o negócio estava certo. Entretanto, o Barcelona fez um convite ao jogador para retornar à equipe espanhola, e Daniel, optou pelo retorno ao antigo clube.
Petraglia ainda comentou que o atleta revelou o convite dos espanhóis através de ligação feita do jogador para o presidente, e a vontade de Daniel era retornar à antiga equipe. Em suma, o lateral direito teve boa passagem, onde o auge da sua carreira aconteceu em meados de 2008 e 2016. Com o convite do Barça, durante a ligação o jogador mencionou: “Olha, presidente, o senhor me libera? O Barcelona me convidou”. Eu falei que estava tudo bem. Para o Barcelona a gente perde. Aí o liberamos para o Barcelona.
A princípio, Petraglia e Daniel Alves se aproximaram após a rescisão do contrato do jogador junto com o São Paulo. Diante do projeto de formação para crianças e adolescentes no futebol, Daniel mostrou interesse em aprender o know-how do Athletico. Em setembro, numa entrevista ao podcast Flow Sport Club, o lateral disse que se sentiu balançado com o convite do presidente do Athletico para que o atleta viesse jogar na equipe, além disso, Daniel também elogiou Petraglia.