A Secretaria de Saúde de Guarapuava anunciou nesta sexta-feira (25) o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em postos de saúde e em locais de atendimento médico ou clinico na cidade.
A medida acontece para impedir o aumento de casos de covid-19 identificados nas últimas semanas, devido ao avanço da variante Ômicron. O uso de máscara volta a ser obrigatório tanto para funcionários, quanto para pacientes e acompanhantes em todas as unidades de saúde de Guarapuava.
Além disso, a prefeitura determinou que pessoas com sintomas de gripe ou suspeitas de estarem com covid também façam uso do adereço.
Uma normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também determinou a obrigatoriedade de uso de máscaras em aeroportos de todo o país. A medida, por óbvio, também é válida no Aeroporto Regional Tancredo Thomas de Farias, em Guarapuava, tanto para quem trabalha, passageiros, ou para quem estiver no terminal.
Além disso, a secretaria recomendou ainda o uso de máscaras para pessoas não vacinadas contra a covid ou para imunocomprometidos, isto é, pessoas que tenham comorbidades, com esquema vacinal incompleto, e ainda idosos, gestantes e puérperas.
A prefeitura reforçou a necessidade da vacina contra a covid-19 e mencionou que as doses estão disponíveis nas unidades de saúde. O Ministério da Saúde deve encaminhar nos próximos dias imunizantes contra as sub variantes do coronavírus.
Receba notícias do Guarapuava Post no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: https://t.me/guarapuavapost